sábado, 4 de maio de 2013

JEITINHO BRASILEIRO, DIGNO DE ORGULHO?

JEITINHO BRASILEIRO. SERÁ NOSSO ORGULHO?
       Nos, brasileiros somos famosos por ter sempre um jeitinho para tudo; uma gambiarra aqui, outra ali, um remendo ali nos farrapos que sempre fomos destinados a vivenciar e vestir. Esse jeitinho brasileiro é uma forma de adaptação para as nossas condições historicamente precárias.
Claro que o jeitinho brasileiro é benéfico e nos traz muitas vantagens, mas creio que além das vantagens visíveis, ele evidencia a precariedade do nosso sistema educacional até os dias de hoje. sistema esse que nos obrigou a desenvolver o jeitinho para tudo, um remendo para tudo, enquanto podíamos desenvolver os meios certos para sermos criadores de tecnologia e não "remendadores de trapos" rasgados por nossa própria história defasada.
hoje os meios de comunicações enaltecem esse jeitinho brasileiro e instigam os brasileiros a terem orgulho dele.
    Não consigo ter um orgulho exagerado por esse jeito brasileiro, pois podíamos ser alfaiates e não concertadores de rasgos que sequer os provocamos.
O Brasil era bem vestido, tínhamos matéria prima, um potencial econômico colossal, se todo esse potencial tivesse sido usado em nosso próprio território hoje seriámos ditadores de moda e não maltrapilhos com roupas remendadas.  foram arrancadas nossas roupas, nossas vidas e hoje somos obrigados a nos orgulhar da nossa habilidade de remendar farrapos que sem escolhas vestimos.


     Sonho com um dia que em vez de dar um jeitinho para tudo, faremos o jeito certo a ser imitados por todos. ai sim! terei orgulho do jeito brasileiro. Um dia em que escolheremos um produto eletrônico nacional em vez de um importado. Um dia em que vestiremos com orgulho roupas tecidas com á habilidade de nossas mãos ensinadas por uma educação de qualidade. Um dia em que com orgulho enalteceremos nossas formas de criar e não de remendar.           SAMUEL IVANI.