segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Guerra humana

   
    A busca pela a paz mundial.  Creio eu, que seja a maior das hipocrisias do homem. A guerra está incrustada na essência humana, e não se distancia  do instinto de sobrevivência. A guerra destrói os homens, apenas pelo o fato de que a racionalidade permite que criemos realidades ilusórias, apesar das contradições no sentido das palavras. O homem imagina o que necessita para sobreviver muito além do que realmente precisa, porém,  a realidade é ilusória, no entanto a luta é real e destrói milhões de seus semelhantes. A paz mundial não passa de uma frase de efeito de candidatas a “miss universo. A  guerra estar  na essência humana, assim como  estar na  mãe o instinto de proteger a cria. Quando a guerra não é quente, é fria. Quando a ideia de guerra é repugnada, os homens  encontram meios de camuflá-la.O homem vive em um nicho ecológico competindo para sobreviver , assim como tantas outras espécies no planeta. Como já disse, a nossa capacidade de criar realidade é o que nos torna criaturas, ao olhar dos humanitários, desprezíveis.  Enquanto a raça humana existir haverá guerras. Note que como já não há tantos motivos reais para a guerra, a paz se torna o motivo, na verdade a paz sempre foi motivo principal..
.     
     O homem desde sempre busca meios de matar seus semelhantes com mais eficiência, e ainda se utiliza de eufemismo para encobrir a sua essência; buscando meios de matar de uma forma “mais humanitária”. O exemplo era  à bala dundum, um projétil criado em 1890, que se estilhaçava na vitima provocando sérios danos, diferente do que ocorre com a bala comum. À bala dundum foi proibida justamente por que provocava dores intensas. Então ficou legalizada a bala  que era mais humanitária. Outro exemplo mais recente aconteceu na síria em que foram utilizadas armas químicas em civis, do qual morreram mais de 1400 rebeldes círios. As armas químicas também são consideradas uma forma desumana de matar. Foi exigido que o arsenal químico do governo fosse destruído para que os (USA) não invadissem o país. A pergunta que paira é: Qual a forma mais correta para matar, Sendo que é errado tirar a vida de um ser humano? Diante de tais fatos, podemos concluir que a famigerada busca pela a paz mundial, não passa de uma forma eufêmica, ou desculpas, para  se encontrar meios mais eficientes de  matar e de se fazer guerras, guerras estas que são  inerentes ao nosso comportamento instintivo. A competição é inerente a vida biológica, competimos o tempo inteiro, em todos os âmbitos da vida, economia, amor, no esporte... Tudo não passa do instinto animal que temos e que jamais perderemos, já que tudo acontece inconscientemente. Guerras humanitárias, meus caros leitores. Irônico?  


“A mais tola das certezas humanas é crer que sua mente evoluiu  com a racionalidade. Ainda somos animais, com comportamento animal, só evoluiremos  quando pararmos de  negar esta realidade.” Samuel Ivani