domingo, 22 de fevereiro de 2015

Nesse país, somos todos corruptos

Tinha prometido que não ia mais me pronunciar sobre política, porém não resisti, diante de tanta perplexidade de alguns com os escândalos de corrupção em nosso país... 

#somostodoscorruptos 





Para o bem da verdade, esses escândalos da nossa maior empresa estatal, não é surpresa nenhuma para nenhum brasileiro. Todos nós sabíamos, que não só na Petrobrás, mas em todas as instituições, e não só públicas, mas também privadas, sempre houve corrupção, e todos nós, sem exceções, temos o mesmo pensamento de que isso não vai mudar tão cedo. Sabe por que meu querido conterrâneo? Porque temos incrustado em nossa cultura o jeitinho brasileiro. Tanto que se qualquer pessoa que esteja à frente de uma empresa, pública ou privada,  tem aquele pensamento que, senão sonegar um imposto aqui ou ali, senão subornar um fiscal do governo, ou qualquer outra forma de corrupção, tem a sensação que está perdendo dinheiro. Porque sabem que a corrupção é perfeitamente possível e que, nesse país, não há punições severas, mesmo se descoberta. E também sabem, que se punidos, ainda podem se munir da corrupção para se livrarem da pena.  Não é uma inversão de valores muito grande? 

 E você que não tem uma empresa, acha que ficou de fora dessa conta? Engana-se. Isso ocorre também com você que suborna um guarda de trânsito, que fura a fila do banco, que coloca baixa renda na conta de luz, mesmo sabendo que não se encaixa na categoria, e tantos outros exemplos, que se parar pra pensarmos, são formas de corrupção, no entanto, estão tão enraizadas em nossa cultura que nem percebemos.  
Ou seja: o nosso jeitinho tornou-se o meio "correto" de se viver nesse país. E,  aquele, "coitado", que desejar fazer do jeito certo,  é tarjado de otário, de "careta" por aqueles que sugam da nossa terra sem consciência. Quantos não já ouvimos essa frase: "Ora, se todos fazem, eu não sou melhor nem pior do que ninguém."  Quantos já não disseram essa frase! 

Concluo então que, somos todos corruptos, senão praticantes, mas temos o pensamento consciente ou inconsciente de que nesse país, tudo se pode. Estamos tão certo disso, que quando precisamos de um serviço público, cujo é obrigação do estado nos oferecer de graça, apenas porque pagamos nossos impostos,  sabemos que, para funcionar mesmo, temos que pagar uma pequena taxa por fora. São poucos aqueles que lutam por seus direitos. Sabe por quê? Porque temos aquela velha e boa sensação de "rabo preso" meus queridos. Normalmente só desconfiamos de crimes que somos também capazes de cometer.  

E os políticos? Esses são nossos cidadãos, criados aqui entre nós, a nossa imagem e semelhança e eles só vão mudar, quando nós também mudarmos, e este é um processo natural e, portanto, lento. E também, somos uma jovem democracia e sempre cometemos o erro de nos compararmos com democracias centenárias como os Estados Unidos. Estamos amadurecendo com tudo isso..., assim espero! 

Agora chego a pensar que se o Governo FHC não tivesse vendido tantas empresas, imagine a corrupção por trás de todas essas Gigantes estatais. Será que estas que foram vendidas estão realmente de fora desse caldo da corrupção? 

Você que é brasileiro, assim como eu,  tem a resposta dessa pergunta na ponta da língua, não é? - Agora você já sabe por quê!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário