terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Eu sou um elefante

                                                                  Pintura Francis Swaine


Eu me encontrava deitado tranquilamente, quando me veio à inspiração e levantei entusiasmado pensando que poderia criar uma grande frase; uma que se tornasse grandiosa, tal qual fez por tantas vezes Fernando Pessoa. Em frente ao computador, tentei criar a célebre  frase, porém, nada! Visto que não conseguia escrever nada de extraordinário, me dei conta do quão pequeno sou. Ora, que poderia eu querer ser além de um pedaço de carne ambulante com  ideais medíocres?! Sim, medíocres! Um indivíduo com experiências de vida repetidas, incansavelmente. Sou como um robô programado para as mesmas tarefas todos os dias.  Hoje mesmo repeti a mesma rotina; dormi até meio dia, ao acordar, tomei o mesmo café de sempre, fiz uma piada para um de meus irmãos a respeito do fato de está me tornando barrigudo. Rimos bastante. É sempre bom começar o dia com uma piada, pois assim como uma piada repetida inúmeras vezes perde a graça, eu tinha certeza que o restante do dia, posto nível de semelhança com os anteriores, não teria graça alguma.


Notei que, semelhante ao passado, o calor escaldante do litoral cearense castigava mesmo sob a sombra da casa. Tomei o mesmo banho de sempre, nem sequer a temperatura da água me era diferente. Tudo era o mesmo. Percebi que eu era uma pequena formiga com a soberba de um elefante e tudo que eu faria da minha vida seria produzir uma montanha de esterco tão sem sentido e destituída de nutrientes que não serviria nem para adubar as ervas daninhas que se mantém nos corações de idiotas com aspirações comuns.  Eles, assim como eu, seriam esquecidos. Mas pensando bem, se eu pudesse voltar ao passado, eu escolheria trilhar o mesmo caminho, pois eu amo como sou, qualquer outro caminho me tornaria outro e o mundo deixaria de ter um tolo a mais a quem não ignorar. Talvez, formiga como sou, pudesse fazer das pegadas de elefantes deixadas na lama, minha morada. Ah, que idiotice! Eu sou uma língua de girafa resistente aos espinhos,  e não uma formiga pisoteada por elefantes.  Ou eu sou um elefante branco! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário